o    1.- Hola LUIS, háblenos un poco de de ti y de tu relación con el Fútbol Sala Femenino.

o    Hola Angel sou um apaixonado por futbol sala femenino, e estou no desporto feminino á cerca de 12 anos primeiro como treinador de porteras de Futebol 11 e depois como treinador da selecção da universidade de Évora de futbol sala e desde o primeiro campeonato distrital de futsal feminino da Associação de Futebol de Évora onde fui campeão distitral pelo Sport Lisboa e Évora.


2º.- Hablanos un poco de tu actual equipo.

o    A minha equipa actual é como sabeis o Juventude de Évora que participa no Tapia há 2 anos, e compete num campeonato distrital muito pouco competitivo, todos os anos tentamos evoluir e por isso procuramos torneios como o Tapia onde a qualidade das equipas é muito grande.

3º.- ¿Cuáles son tus proyectos de futuro?

o    No futbol sala feminino chegar á meia final da Taça Nacional , mas gostava de participar num campeonato Nacional em Portugal. Já tive projectos para treinar equipas no estrangeiro mas nunca foram muito aliciantes mas não colocava de parte treinar uma equipa feminina em Espanha

4º.- LUIS en unas semanas tendremos el 2º Mundial de Futbol Sala en Brasil. ¿Qué esperas de esta nueva edición?

o    Espero que seja uma grande espectáculo como foi o primeiro e que o futsal feminino consiga convencer as federações da sua qualidade e capacidade, talvez a partir daí a Federação Portuguesa olhe para o Futsal Feminino de outra forma.

5º.- Crees que podremos ver en un futuro cercano competiciones internacionales regladas. Campeonato de Europa de selecciones, de clubs a nivel femenino?

o    Esso seria muito bom para todos, pois todos querem jogar grandes competições no desporto que praticam eu vejo pelas minhas atletas sempre que jogam com equipas estrangeiras é uma grande motivação.

6.- ¿Qué opinión te merece nuestro torneo, y que habría que hacer para seguir adelante con un proyecto como el nuestro.?

o    O vuestro torneio é muito bom em tudo desde o desportivismo até á qualidade das equipas presentes sem deixar de falar a quantidade de gente amável que nos recebe em tapia todos los anos com um grande sorriso, quanto a fazer melhor será dificil eu apenas faria o torneio com mais um dia de competição mesmo que para isso os grupos da primeira fase fossem de 8 equipas, é apenas a minha opinião nada mais.

7º.- ¿Crees que los torneos veraniegos podemos aportar algo al FSF? Hay gente que nos critica mucho la cuestión de las lesiones. ¿Qué opinas al respecto?

o    É verdade que podem surgir lesões nesses torneios, mas os momentos de alegria, convívio, desporto amizade não são também importantes nos dias de hoje? Não será importante a competitividade, o conviver com grandes atletas?

8º.- ¿Cómo ves el futuro del futsal femenino en Portugal? ¿Y en España?

o    Em Espana vão muito bem emcaminhados em Portugal ainda falta dar um grande passe que será a criação do campeonato nacional, a partir dai tudo pode acontecer.

9º.- ¿Qué nos hace falta para que el FSF se pueda acercar algo al FS Masculino?

o    Penso que o futsal feminino nunca chegará infelismente aos patamares do masculino.

10.- Preguntas cortas para respuestas cortas.

o   
- Un color.  Verde
- Un libro. O Principezinho
- Una película. Gosto mais de séries pois as coisas são tratadas ao pormenor, não tenho um filme como referencia mas filmes como “A vida é bela” tocaram-me.
- Un sentimiento. Amor
- Que odias. Las injustiças
- Que idolatras. Deus e o Amor
- Quien es la mejor jugadora del mundo? Para mim é dificil não tenho muito conhecimento mas Anita e Sarita que vi jogar no Tapia Cup são extraordinárias, do melhor que vi ao vivo até hoje,
- Un quinteto ideal. Não tenho conhecimento suficiente para tal.
- Un equipo. Juventude de Évora
- II Mundial Femenino de Brasil: Que seja um exito.
- Una ciudad. Évora
- Montaña o playa. Playa
- Tu mejor momento en el F.Sala. Todos
- Tu peor momento en el F.Sala. A lesão de algumas atletas.
- Existe el Amor Eterno? Dificil, mas existem grandes amores
- Un sueño deportivo. Treinar em la Liga espanhola ou Portuguesa.
- A que jugadora pedirías un autógrafo. Anita.
- Un lugar donde descansar. Em el campo.
- Lo mejor de ti. Sinceridade e amizade.
- Quien te enseño lo que sabes de fsf?.  No primeiro momento la internet, livros e dvds, despues ai mui buena gente Adil Amarente, Paulo Fernandes, Orlando Duarte, Jesus Candelas, Miki e tantos outros.
- Lo peor de ti. No lo sei talvez confiar em todo mundo.
- Una frase. Não há impossíveis, há aquilo em que acreditamos e aquilo que fazemos para lá chegar.
- Tapiacup en dos palabras: Amisade e qualidade.
- Futsal Femenino Portugal: Um diamante por lapidar.
- Tres entrenadores de futsal femenino: Não tenho referências a nível feminino.
- Una jugadora con gran futuro. Inês Marques.


12º.- Bueno, este ultimo apartado lo dejamos para que puedas expresarte libremente, no sin antes agradecer que colabores con nosotros, y ofreciéndote nuestro apoyo para lo que desees.
Y muchas gracias por colaborar con el Ayuntamiento de Villanueva de Tapia y con este Torneo, sois una parte de nuestra particular historia, pues todos aquellos y aquellas que de una u otra forma nos ayudáis sois nuestra familia. En lo que podamos ayudaros no dudéis en decirlo. Muchas gracias amigo.

o    O que tenho a dizer é que vosso torneio é um misto de alegria, esforço, amizade, trabalho em prol do futsal feminino a quem todos devemos agradecer, gostava de um dia tentar um torneio similar na nossa cidade mas será impossível. Espero que continuem a realizar o vosso torneio pois o que voçes fazem ninguem mais faz. Parabens o futsal feminino agradece o vosso esforço. Espero continuar a participar no vosso torneio. Grande abraço a todos e obrigado por sempre nos receberem bem